Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

RIO – Cemitérios e sepultamentos


foto


O primeiro cemitério do Rio de Janeiro existiu na Vila Velha, entre o morro Cara-de-Cão e o Pão de Açúcar, numa várzea onde foram enterrados os corpos de Estácio de Sá e de muitos de seus companheiros.
Quando o povoado se transferiu para o morro de São Januário (depois do Castelo), novo cemitério se formou no adro e no interior da Igreja de São Sebastião, antiga Sé da cidade, para cuja capela-mor foram trasladados, em 1583, os restos mortais daquele “Primeiro Capitão e Conquistador desta Terra e Cidade”.
Em seguida, passou a Irmandade da Misericórdia a dar sepultura aos mortos. O cemitério ficava junto ao hospital da Santa Casa. Depois veio o costume de sepultar no chão, em torno das igrejas. Outras irmandades deram de guardas em suas igrejas e capelas os corpos de seus falecidos. Com o crescimento da população, tentou-se proibir esse costume. Somente em 1850, por ocasião da mortífera epidemia de febre amarela, os sepultamentos nas igrejas foram terminantemente proibidos.
A foto mostra o cemitério do Catumbi, da Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco, em 1875. Ao fundo, vê-se o morro do Corcovado. O primeiro enterro nesse cemitério foi realizado no dia 20 de maio de 1850.
Memória Viva - www.memoriaviva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário