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domingo, 19 de junho de 2011

Pedagogia do Oprimido


Em a "Pedagogia do Oprimido", Paulo Freire propõe um método abrangente, pelo qual a palavra ajuda o homem a tornar-se homem. Assim, a linguagem passa a ser cultura. Através da decodificação da palavra, o alfabetizando vai-se descobrindo como homem, sujeito de todo o processo histórico. O grande desafio consiste em buscar a consciência através de uma educação que nega um de seus principais fundamentos: a opressão. Segundo Freire, a conscientização visa romper com eterna ilusão (cada vez mais em voga) de que o destino dos homens é existirem na eterna dicotomia: os opressores e os oprimidos. SOBRE O AUTOR A metodologia desenvolvida por Paulo Freire foi muito utilizada no Brasil em campanhas de alfabetização e, por isso, ele foi acusado de subverter a ordem instituída, sendo preso após o Golpe Militar de 1964. Depois de 72 dias de reclusão, foi convencido a deixar o país. Exilou-se primeiro no Chile, onde, encontrando um clima social e político favorável ao desenvolvimento de suas teses, desenvolveu, durante 5 anos, trabalhos em programas de educação de adultos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Foi aí que escreveu a sua principal obra: Pedagogia do oprimido. Paulo Freire é autor de muitas obras. Entre elas: Educação: prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança (1992) À sombra desta mangueira (1995).
Link:http://www.4shared.com/document/CyIwfuK3/pedagogia_do_oprimido.html

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