Rap ensina história afro-indígena | ||||||
Projeto utiliza a música para ensinar a jovens estudantes de São Paulo a trajetória de seus ancestrais | ||||||
por Heloísa Broggiato | ||||||
Ela, então, percebeu que precisaria partir da história, política e cultura da própria comunidade presente para desenvolver um método de ensino para o tema. Ao ver que os estudantes gostavam de fazer rimas e raps, sugeriu que eles contassem a própria história e a de seus antepassados em forma de versos. O resultado foi surpreendente. “A ascendência dos jovens, que antes era negada, passou a aparecer no cordel, repentes e raps, produzidos por eles, na escola”, afirma Maíra. O uso das rimas fez com que os jovens do Real Parque entrassem em contato com a herança afro-indígena e assim se sentissem integrados à sociedade. A dissertação de Maíra está disponível no banco de teses digital da USP: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082010-102212/pt-br.php | ||||||
|
Total de visualizações de página
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Rap ensina história afro-indígena
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário