Total de visualizações de página

domingo, 3 de junho de 2012

Cartas aos Abolicionistas Ingleses


Link:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn000058.pdf

Capítulos de História Colonial


História do período colonial brasileiro que permite avaliar a magnitude do empreendimento representado pela ocupação territorial naqueles primeiros séculos. Clássico da historiografia brasileira, escrito por Capistrano de Abreu.
Link:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/sf000030.pdf

Álbum de Pernambuco


Link:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn000057.pdf

A Rebelião das Massas



Retrata as grandes transformações do século XX, especialmente na Europa, com ênfase no processo histórico de crescimento das massas urbanas. Não se refere às classes sociais mas às multidões e aglomerações. Tendo esse contexto como pano de fundo, Ortega discute temas, aparentemente contrários entre si, mas que se fundem (ou devem fundir-se) numa unidade de sentido. É assim que contrapõe individualismo e submissão ao coletivo; comunidade, nação e estado; história, presente e porvir; homens cultos e especialistas; poder arbitrário e respeito à opinião pública; juventude e velhice; guerra e pacifismo; masculino e feminino.

São tópicos que, inevitavelmente, nos induzem à reflexão crítica. Em alguns casos são apresentados de forma extremamente provocativa.

Referindo-se ao poder do dinheiro, minimiza seu significado e afirma:
"É, talvez, o único poder social que ao ser reconhecido nos repugna. A própria força bruta que habitualmente nos indigna acha em nós um eco último de simpatia e estima. Incita-nos a rechaçá-la criando uma força paralela, mas não nos inspira asco. Dir-se-ia que nos sublevam estes ou os outros efeitos da violência; porém ela mesma nos parece um sintoma de saúde, um magnífico atributo do ser vivente, e compreendemos que o grego a divinizasse em Hércules."

A Abolição


O autor é mais conhecido por assinar a letra de um dos nossos mais importantes símbolos: o Hino Nacional. Mas, Osório Duque Estrada foi, além de poeta, professor e historiador. Na condição de historiador, publicou o primeiro livro sobre o processo abolicionista no Brasil. Este "A abolição" é obra de cunho didático e de real relevância ao reunir documentos e, cronologicamente, descrever os passos históricos para a criação da consciência abolicionista no Brasil. Osório parte dos antecedentes históricos do fenômeno, passa pelo período de 1830 a 1850, envereda pela abolição do tráfico e o contrabando, enumera os precursores da idéia libertária, apresenta as leis de emancipação da escravidão, entre outras tantas observações, comentários de atos públicos, debates parlamentares, textos legislativos, arquivos de imprensa, da tribuna e das relações internacionais. Sobre este volume, escreveu Rui Barbosa: "Entregando-se ao trabalho de minudenciosa documentação e crítica imparcial, a que se entregou, o douto e laborioso autor deste estudo arredou-se da trilha dessa costumeira inveterada, e abriu, com o seu excelente exemplo, o caminho aos que, de futuro, quiserem, com seriedade aprofundar o balanço desta época obscurecida pelas adulterações contemporâneas, elucidando e desfabulando a história das duas revoluções, onde tem as suas origens imediatas o Brasil atual."