Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A força do amor de Alonso e Mariana



Link:http://www.4shared.com/document/UmkXzBsT/afora_do_amor_alonso_e_marina.html

Os Pensadores -Epicuro, Lucrécio, Cícero, Sêneca


Sinopse

Epicuro (Antologia de Textos), Lucrécio (Da Natureza), Cícero (Da República), Sêneca (Consolação a minha mãe Hélvia, Da tranquilidade da alma, Medéia, Apocoloquintose do divino Cláudio)
Link: http://www.4shared.com/document/8uEUJSX_/Epicuro_Lucrcio_Ccero_Sneca_Ma.html

Provérbio

"Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade."
Marquês de Maricá

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROVÉRBIO AFRICANO

"O conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido."

Ecce Homo - Friedrich Nietzseche


Sinopse

Ecce Homo é uma das obras mais controversas de Nietzsche, publicada em meio ao agravamento de sua doença e transtorno mental.
Link: http://www.4shared.com/document/fu50g6Ny/NIETZSCHE_Friedrich_Ecce_Homo.html

Caçadas de Pedrinho -Monteiro Lobato


Sinopse




O livro relata uma descoberta do Marquês de Rabicó: uma onça anda rondando as proximidades do Sítio do Picapau Amarelo. Pedrinho e Narizinho decidem, então, organizar uma expedição para caçar a fera, mas sem avisar Dona Benta ou Tia Nastácia, que com certeza se oporiam à aventura. Durante a caçada, eles encontram Quindim, um rinoceronte falante, e decidem trazê-lo para morar no sítio.

Para o CNE (Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação) a obra contém trechos racistas. De acordo com a denúncia que levou o CNE a analisar o texto, o livro contém trechos racistas envolvendo a personagem do Sítio do Picapau Amarelo Tia Anastácia, cuja cor preta é mencionada diversas vezes pelo autor. Num trecho, a personagem Emília refere-se ao iminente ataque de onças e animais ferozes ao sítio: "Não vai escapar ninguém - nem Tia Nastácia, que tem carne preta". Em outro trecho, a personagem negra sobe num mastro para fugir das onças. A cena é descrita assim por Monteiro Lobato: "(...) Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou que nem uma macaca de carvão (...)". O livro termina com uma frase de Tia Nastácia: "Agora chegou minha vez. Negro também é gente.

O Anticristo - Friedrich Wilhelm Nietzsche


Sinopse



Este livro pertence aos homens mais raros. Talvez nenhum deles sequer esteja vivo. É possível que se encontrem entre aqueles que compreendem o meu “Zaratustra”: como eu poderia misturar-me àqueles aos quais se presta ouvidos atualmente? – Somente os dias vindouros me pertencem. Alguns homens nascem póstumos.

As condições sob as quais sou compreendido, sob as quais sou necessariamente compreendido – conheço-as muito bem. Para suportar minha seriedade, minha paixão, é necessário possuir uma integridade intelectual levada aos limites extremos. Estar acostumado a viver no cimo das montanhas – e ver a imundície política e o nacionalismo abaixo de si. Ter se tornado indiferente; nunca perguntar se a verdade será útil ou prejudicial... Possuir uma inclinação – nascida da força – para questões que ninguém possui coragem de enfrentar; ousadia para o proibido; predestinação para o labirinto. Uma experiência de sete solidões. Ouvidos novos para música nova. Olhos novos para o mais distante. Uma consciência nova para verdades que até agora permaneceram mudas. E um desejo de economia em grande estilo – acumular sua força, seu entusiasmo... Auto-reverência, amor-próprio, absoluta liberdade para consigo...

Muito bem! Apenas esses são meus leitores, meus verdadeiros leitores, meus leitores predestinados: que importância tem o resto? – O resto é somente a humanidade. – É preciso tornar-se superior à humanidade em poder, em grandeza de alma – em desprezo...

Aniversário de Andrea e Dayane





Meninas Parabéns!!!!!!

História e Memória – Jacques Le Goff


Nesse trabalho, Le Goff constrói a definição de história, indagando e confrontando as etapas dessa contínua pesquisa sobre a vida do homem, suas relações com o ambiente, os eventos e sua diferente temporalidade. O resultado constitui uma nova perspectiva para as principais questões da historiografia contemporânea.
Isto porque, desde o início do século, e sobretudo nos últimos vinte anos, vem se desenvolvendo um ramo da ciência histórica que estuda a evolução da própria ciência histórica no interior do desenvolvimento histórico global: a historiografia, ou história da história.
Link: http://www.4shared.com/document/sdrvW4ad/Jacques_Le_Goff_-_Histria_e_me.html

HISTÓRIA DA PRINCESA DA PEDRA FINA


Link:  http://www.4shared.com/document/TKRZPJyX/Histria_da_Princesa_da_Pedra_F.html

História de Donzela Teodora


Link:  http://www.4shared.com/document/u0gjB69D/Histria_de_Donzela_Teodora.html

História de Juvenal e o Dragão


Link: http://www.4shared.com/document/EozO_U1M/Histria_de_Juvenal_e_o_Drago.html

História de Zezinho e Mariquinha


Link:http://www.4shared.com/document/r8uz69Hv/Histria_de_Zezinho_e_Mariquinh.html

História do Cachorro dos mortos


Link: http://www.4shared.com/document/xX-AsuI7/Histria_do_Cachorro_dos_Mortos.html

História do Boi Misterioso


Link: http://www.4shared.com/document/OPkCsRIR/Histria_do_Boi_Misterioso.html

História do valente sertanejo Zé Garcia


Link:  http://www.4shared.com/document/u3GWVS3c/Histria_do_Valente_Sertanejo_Z.html

O casamento do bode com a raposa


Link: http://www.4shared.com/document/XPfsZfWt/o_casamento_do_bode_com_a_rapo.html

O casamento do calangro


Link: http://www.4shared.com/document/bEHZVC4c/o_casamento_do_calango.html

sábado, 21 de maio de 2011

As Palavras e as Coisas


O livro "As palavras e as coisas", do pensador francês Michel Foucault, traça um quadro detalhado da mudança de ordenamento que ocorre no discurso ocidental no período que se estende do Renascimento até o final do século XVIII/início do século XIX (período que o pensador pontua como o tempo de efetivação da ideologia chamada de modernista).

Foucault atravessa a História, na tentativa de cercar os elementos de significância que ilustram, a partir de seu entrecruzamento, os jogos de sentido que auxiliaram na reprodução da 'epistême' moderna. A construção dos sistemas de articulação científica, sua maneira de ser e todo o enredo discursivo que contribuiu para a disseminação das representações das representações são objeto do trabalho arqueológico do pensador, que surpreende os mais ingênuos com a infância semântica do homem, objeto recente na história do saber.
Link: http://www.4shared.com/document/5hYW3s7K/FOUCAULT_Michel_-_As_palavras_.html

Formação Econômica do Brasil


Formação econômica do Brasil' apóia-se numa visão derivada tanto da história como da economia. A combinação do método histórico com a análise econômica era, na época, uma novidade. O texto se inicia com a análise da ocupação do território brasileiro, comparada também com as colônias do hemisfério norte e das Antilhas. Seguem-se os ciclos do açúcar, da pecuária, do ouro, a ascensão da economia cafeeira, e, no século XX, a crise da cafeicultura e a industrialização, cuja especificidade o autor trata com excepcional clareza. Em paralelo aos cinco séculos de história econômica, Celso Furtado estuda a evolução da mão-de-obra no Brasil, desde a escravidão até o trabalho assalariado, o dos imigrantes europeus e o dos migrantes internos. Na conclusão, aponta os dois desafios a serem enfrentados até o fim do século XX, e que guardam plena atualidade - completar a industrialização do país e deter o processo das disparidades regionais.
Link: http://www.4shared.com/document/BfR4npDQ/FORMAO_ECONOMICA_DO_BRASIL__CE.html

Escola dos Annales 1929-1989 (PETER BURKE)


Primeira publicação que narra a história do movimento surgido na França, agrupado em torno da revista Annales. Ao dar estatuto de objeto de análise histórica a dimensões da vida privada, a Escola dos Annales abriu uma terceira via ao estudo da História, distanciando-se tanto da historiografia marxista quanto da história factual-biográfica. Peter Burke esclarece as coordenadas dessa refundação do método histórico analisando seus fundadores, Lucien Febvre e Marc Bloch, passando ainda por Fernand Braudel, Georges Duby, Jacques Le Goff e Le Roy Ladurie.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Sete Maravilhas do Mundo":

 A palavra História vem do grego, foi usada para nomear uma série de nove livros do logógrafo nascido na cidade de Halicarnasso (na Grécia Jônia), Heródoto. Nessa série de livros ele contava o passado das nações de sua época e resolveu dar esse nome bem sugestivo. Istopia, lê-se o p com som de r mesmo, significa olhar (opia) o passado (istos).
Entre outras coisas, Heródoto de Halicarnasso, nascido em 484 a
.C., aproveitou para eleger as "Sete Maravilhas do Mundo":

1) A pirâmide de Quéops (única ainda existente), em Gizé

2) Estátua de Zeus no Olimpo, em Olímpia

3) Templo de Diana (Ártemis), em Éfeso

4) O Mausoléu (túmulo do rei Mausolo), em Halicarnasso

5) O Colosso de Rodes, em Rodes

6) O Farol de Alexandria, em Alexandria

7) Os jardins suspensos da Babilônia, na Babilônia

O Farol de Alexandria

O Farol de Alexandria situava-se próximo ao porto da cidade egípcia de Alexandria,que havia sido fundada pelo grande Imperador Alexandre O Grande séculos antes.A cidade abrigava diversas construções monumentais como por exemplo a sua grandiosa biblioteca, e por muitos anos foi a maior cidade do mundo e tambem o maior centro cultural e comercial da época.

Representação do grande Farol de Alexandria


Construído pelo rei Ptolomeu II o farol tinha cerca de 120 metros de altura e era construído em mármore.Era composto por uma base quadrada,uma torre acima octagonal e por fim uma torre cilíndrica,que continha a chama do Farol.Essa chama era a ''estrela guia'' dos navegadores e podia ser vista a quase 50 quilômetros de distância do Farol.Afirma-se que o Farol foi destruído nos séculos XII a XV por causas desconhecidas.

Repare na pintura acima as três formas usadas para se construir o Farol

Por muitos anos o Farol se destacou entre uma das maiores construções do mundo e junto com outras construções afirmava ainda mais a importância da cidade de Alexandria.


 
 

Por que estudar história?

O objetivo da investigação histórica não é simplesmente apresentar fatos, mas a busca de uma interpretação do passado. Os historiadores tentam encontrar padrões e estabelecer o significado através do rigoroso estudo de documentos e artefatos deixados por pessoas de outros tempos e outros lugares.
O estudo da história é fundamental para uma educação em artes liberais. A história é única entre as artes liberais em sua ênfase na perspectiva histórica e de contexto. Os historiadores insistem que o passado deve ser entendido em seus próprios termos, qualquer fenômeno histórico - um acontecimento, uma idéia, uma lei ou um dogma, por exemplo - deve primeiro ser compreendido em seu contexto, como parte de uma rede de instituições inter-relacionadas , valores e crenças que definem uma determinada cultura e época. Entre as artes liberais, a história é a disciplina mais preocupados com a compreensão da mudança. Os historiadores buscam não apenas explicar os acontecimentos históricos - como e por que a mudança ocorre no interior das sociedades e culturas. Eles também tentam explicar a resistência da tradição, compreender a complexa interação entre continuidade e mudança, e explicar as origens, evolução e declínio das instituições e das idéias. A história também é distinguida pelo seu amplo alcance singularmente. Praticamente todos os sujeitos tem uma história e podem ser analisados ​​e interpretados em perspectiva histórica e do contexto, o âmbito da pesquisa histórica é vinculado apenas pela quantidade e qualidade de sobreviver documentos e artefatos.
É geralmente reconhecido que um entendimento do passado é fundamental para a compreensão do presente. A análise e interpretação da história fornecem um contexto essencial para avaliar as instituições contemporâneas, a política e a cultura. Entendendo a configuração atual de sociedade não é a única razão para estudar o passado, a história também oferece uma visão única sobre a natureza humana e da civilização humana. Ao exigir que vemos o mundo através dos olhos dos outros, que desenvolvem um sentido do contexto e coerência, reconhecendo a complexidade e ambigüidade, e que nos confrontamos com o registro não só da realização humana, mas também de falha humana, crueldade e barbárie, o estudo da história nos fornece um quadro ricamente texturizados, material para a compreensão da condição humana e às voltas com questões morais e problemas. A história é essencial para os objetivos tradicionais das artes liberais, a busca pela sabedoria e virtude.
Há outra razão para estudar história: é divertido. A história combina a emoção de exploração e descoberta com a sensação de recompensa nascido de enfrentar com sucesso e dar sentido a problemas complexos e desafiadores.

O Colosso de Rodes

 
Foram necessários 12 anos para construir a estátua
A palavra “colosso” não dá nome a uma das Sete Maravilhas da Antiguidade por acaso. Estátua de Hélios, o deus grego do Sol, o Colosso de Rodes tinha 32 metros de altura, o mesmo que um prédio de dez andares. O monumento foi construído para comemorar a vitória dos gregos da ilha de Rodes contra o rei macedônico Demétrio I, que tentou invadi-la em 305 a.C. A estátua levou provavelmente 12 anos para ficar pronta – sua construção começou em 294 a.C. O escultor Chares, da cidade de Lindos, idealizou o projeto usando como referência outras estátuas do mesmo deus. Todo feito em bronze, o monumento foi erguido nas proximidades do porto e permaneceu em pé pouco tempo, até 225 a.C., quando um terremoto o destruiu. Ali ficou em ruínas até que os árabes invadiram Rodes, no ano de 654, desmontaram as peças quebradas e as venderam.
Vida breve

Monumento ficou em pé menos de 60 anos.

1. Pé no mármore

O Colosso foi construído sobre uma base de mármore de 3 metros de altura. As primeiras partes a serem fixadas da estátua, claro, foram os pés, que eram ocos, e os tornozelos. De acordo com relatos do matemático Philon de Bizâncio, 8 toneladas de ferro foram usadas na construção – as vigas do material sustentavam a estrutura interna.

2. Caneleira de pedra

A estrutura da estátua era também mantida por colunas de pedra, que envolviam as vigas de ferro das pernas. Cada um dos pilares de pedra tinha cerca de 1,5 metro de diâmetro. O escultor queria evitar que o Colosso perdesse o equilíbrio e tombasse – por isso adicionou mais peso às porções mais baixas da estátua.

3. Montanha artificial

Para facilitar a construção, os operários fizeram rampas de terra e madeira ao redor da estátua. Cerca de 13 toneladas de bronze foram usadas no revestimento do monumento. Cada placa de bronze tinha que ser cuidadosamente fundida e martelada no formato certo. Elas eram então levadas até a posição correta na estátua por cordas e um sistema de roldanas.

4. Ajuda dos inimigos

O ferro e o bronze utilizados na construção da estátua foram provavelmente obtidos com a fundição e venda dos armamentos deixados pelos inimigos na invasão frustrada. Há também a possibilidade de existirem na ilha minas de cobre, estanho (base para o bronze) e ferro – a maior parte deste material foi usada em vigas nas pernas do monumento e em barras diagonais colocadas a partir da barriga da estátua.

5. Braço de ferro

Partes ocas da estátua, como os braços, foram preenchidas com uma mistura de entulho e pedras. Embora não exista registro preciso sobre a aparência do Colosso, ele provavelmente segurava um manto com a mão esquerda, usava uma coroa e tinha a mão direita sobre os olhos (que representava o direcionamento de seus raios de luz).

6. Operário padrão

Por causa da altura do monumento, é provável que grande parte do bronze tenha sido esculpida nas rampas de terra construídas pelos operários. Não há registro sobre o número de trabalhadores – calcula-se que centenas foram contratados também com o dinheiro da venda dos armamentos e objetos abandonados pelos invasores.

7. Cabeça para fora

No final da construção, rampas tão altas quanto a cabeça do monumento foram erguidas – o restante da estátua ficou totalmente coberto pela terra. Quando a obra foi concluída, toda a terra teve que ser removida e o bronze foi limpo e polido pelos operários.

Historia secreta da raça Humana

historia secreta
Ao longo dos últimos dois séculos, pesquisadores descobriram ossos e artefactos indicando que seres humanos como nós existiram na Terra há milhões de anos, e não há 100 mil, como acreditamos.
Porém a ciência convencional parece ter eliminado, ignorado ou esquecido esses factos notáveis.
Este livro surpreendente traz à tona descobertas que contrariam a crença dominante sobre a antiguidade e a evolução do Homem. Reunindo um número significativo de factos convincentes, iluminados com a sua análise crítica, Cremo e Thompson desafiam-nos a repensar a nossa compreensão sobre as origens, identidade e o destino da humanidade.
Link: http://www.4shared.com/document/EGGpBDZn/historia-secreta.html

 

600 Modelos de cartas

600 modelos cartas
600 modelos de cartas, bastante útil....
Cartas de reclamação, actas, cartas de cobrança, contratos, escrituras, emprego, curriculum, procurações, propostas, recibos, telegramas, várias pastas com cartas em doc e txt ,word, em português de Brasil..

O Livro de Ouro das profecias

profecias
Apocalipse, anti-cristo, profecias de índigenas norte-americanos,
Deuses da Mesopotâmia, os druídas, sonhos premonitórios, cristalomância, mago Merlin, segredo de Fátima, a maldição dos Templários, Nostradamus, profeta da Era Moderna, a previsão como ciência, ascensão da futurologia, videntes e clarividentes.

Como ultrapassar a Timidez

vencer timidez
- Qual o seu tipo de timidez? As quatro causas principais da timidez . Como atacar a raiz do problema. . Compreender melhor os outros .. Exercícios diversos…

90 Classicos da Literatura Brasileira


Super Pack de Clássicos da Literatura, ótimo para quem quer ter uma coleção completa e para os que estão se preparando para o vestibular.
Livros:
Almada Negreiros-A Cena do Odio
Aluisio Azevedo-Livro de uma Sogra
Aluisio de Azevedo-A Mortalha de Alzira
Aluisio de Azevedo-O Cortico
Aluisio de Azevedo-O Mulato
Aluizio de Azevedo-Casa de Pensao
Alvares de Azevedo-Lira dos Vinte Anos
Alvares de Azevedo-Macario
Alvares de Azevedo-Noite na Taverna
Artur Azevedo-A Capital Federal
Artur Azevedo-Amor por Anexins
Bernardim Ribeiro-Menina e Moca
Bernardo Guimaraes-A Escrava Isaura
Bernardo Guimaraes-A Origem do Menstruo
Bernardo Guimaraes-Canto da Solidao
Bernardo Guimaraes-Inspiracoes da Tarde
Casimiro de Abreu-Carolina
Castro Alves-Espumas Flutuantes
Castro Alves-O Navio Negreiro
Cruz e Sousa-Broqueis
Cruz e Sousa-Farois
Cruz e Sousa-O Livro Derradeiro
Domingos Olimpio-Luzia Homem
Eca de Queiros-A Reliquia
Eca de Queiros-O Crime do Padre Amaro
Eca de Queiros-O Mandarim
Eca de Queiros-Os Maias
Euclides da Cunha-A Margem da Historia
Euclides da Cunha-Contrastes e Confrontos
Franklin Tavora-O Cabeleira
Frei Jose de Santa Rita Durao-Caramuru
Gil Vicente-Auto da Alma
Gil Vicente-Auto da Barca do Inferno
Gil Vicente-Auto da Feira
Gil Vicente-Auto da India
Gil Vicente-Farsa ou Auto de Ines Pereira
Gil Vicente-O Velho da Horta
Goncalves Dias-I-Juca Pirama
Gregorio de Matos-Cronica do Viver Baiano Seiscentista
Ingles de Sousa-O Missionario
Joao de Barros-Decadas da Asia
Joao Simoes Lopes Neto-Contos Gauchescos
Joao Simoes Lopes Neto-Lendas do Sul
Joaquim Manuel de Macedo-A Luneta Magica
Joaquim Manuel de Macedo-A Moreninha
Joaquim Nabuco-Camoes
Jose de Alencar-A Pata da Gazela
Jose de Alencar-A Viuvinha
Jose de Alencar-As Asas de um Anjo
Jose de Alencar-Cinco Minutos
Jose de Alencar-Diva
Jose de Alencar-Encarnacao
Jose de Alencar-Iracema
Jose de Alencar-Luciola
Jose de Alencar-O Guarani
Julio Dinis-As Pupilas do Senhor Reitor
Lima Barreto-A Nova California
Lima Barreto-Clara dos Anjos
Lima Barreto-Os Bruzundangas
Luis de Camoes-Anfatriao
Luis de Camoes-El-Rei Seleuco
Luis Vaz de Camoes-Auto Chamado de Filodemo
Machado de Assis-A Mao e a Luva
Machado de Assis-Casa Velha
Machado de Assis-Contos de Machado de Assis
Machado de Assis-Dom Casmurro
Machado de Assis-Esau e Jaco
Machado de Assis-Falenas
Machado de Assis-Helena
Machado de Assis-Historias sem Data
Machado de Assis-Iaia Garcia
Machado de Assis-Memorial de Aires
Machado de Assis-Memorias Postuma de Bras Cubas
Machado de Assis-O Alienista
Manuel Almeida-Memorias de um Sargento de Milicias
Manuel Botelho de Oliveira- A Ilha de Mare
Mario de Sa-Carneiro-A Confissao de Lucio
Martins Pena-As Casadas Solteiras
Martins Pena-O Juiz de Paz da Roca
Martins Pena-O Novico
Pero Gandavo-Historia da Provincia de Santa Cruz
Pero Vaz de Caminha-A Carta
Raul Pompeia-As Joias da Coroa
Raul Pompeia-O Ateneu
Tomas Antonio Gonzaga-
Cartas Chilenas
Tomaz Antonio Gonzaga-Marilia de Dirceu
VesperAluisio Azevedo-A Condessa
Visconde de Taunay-A Retirada da Laguna
Visconde de Taunay-Inocencia
Tamanho: 7.8 Mb
Formato: Rar/Doc
Idioma: Português

Link: http://www.4shared.com/file/V9viMVHW/90classicos.html

quarta-feira, 18 de maio de 2011

As Raízes medievais da Europa
















Relatando o passado da Europa na Idade Média o livro faz um correlação com a atual conjuntura daquele continente. O autor insiste no caráter interdependente de vários aspectos da vida social da época medieval, sobretudo religião e política. Quer ilustrar a idéia de que a Idade Média é a época do aparecimento e da gênese européia como realidade e representação, e que ela constitui o momento decisivo do nascimento, da infância e da juventude da Europa, sem que naqueles séculos houvesse a idéia ou a vontade de se construir uma Europa Unificada.
Link: http://www.4shared.com/document/eeQjG8t_/Historia_Medieval_-_As_Razes_M.html

A verdadeira História- Clube Bilderberg

bilderberg, daniel estulin
« A verdadeira História do clube Bilderberg »
Daniel Estulin.

O famoso best-seller, editado em vários países e censurado em Portugal, faça download agora!
Pdf ebook com 1,32 mb, 191 páginas expondo toda a verdade sobre os famosos bancários e empresários, conspiração do dinheiro e controle global, nova ordem Mundial. Quer saber quem está por trás da crise económica mundial ? Leia mais sobre os Bilderberg.. CFR, escravidão global, conspiração dos Rockefeller, Comissão Trilateral, Listagem dos participantes nas reuniões Bilderberg de 2005, e muito mais.

Os livros Malditos

livros malditos
« Os livros Malditos » ( Jacques Bergier ).
Conhecido autor, foi químico, espião, alquimista, periodista e escritor francês, foi co-autor de "O despertar dos Magos". Neste livro trata de livros que foram censurados, fala ainda sobre os Homens de negro, o que foi destruído na famosa biblioteca da Alexandria, e muito mais coisas, reunindo um grande aglomerado de informações, que denota que é um pesquisador culto.
Link: http://www.4shared.com/document/idgOkO75/livros_malditos.html

terça-feira, 17 de maio de 2011

Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras


 
 
 
 
 
 
 
 
 
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (org)

O livro apresenta artigos de vários autores que revelam tanto os aspectos técnicos da audiodescrição como a sua concretização como um direito à comunicação e informação da pessoa cega.

Ação Cultural para a Liberdade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FREIRE, Paulo

O método Paulo Freire é de educação, não de alfabetização de adultos. Antes de mais nada, visa a ensinar a estudar, o que para ele significa repensar e não armazenar ideias alheias. É assumir uma atitude crítica diante do que se estuda e estende-la à realidade social, à própria existência e à visão do mundo.

A importância do ato de ler


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FREIRE, Paulo

O livro nos mostra que em uma sociedade que exclui dois terços de sua população e que impõe ainda profundas injustiças à grande parte do terço para o qual funciona, é urgente que a questão da leitura e da escrita seja vista enfaticamente sob o ângulo da luta política a que a compreensão científica do problema traz sua colaboração.
Link: http://www.4shared.com/document/phsbKWsa/importancia_ato_ler.html

A Idéia da Fenomenologia -Edmund Husserl


Sinopse

Contrariamente a todas as tendências no mundo intelectual de sua época, Husserl quis que a filosofia tivesse as bases e condições de uma ciência rigorosa. Porém, como dar rigor ao raciocínio filosófico em relação a coisas tão cambiantes e variáveis como as coisas do mundo real? O êxito do método científico está em que ele pode estabelecer uma "verdade provisória" útil, que será verdade até que um fato novo mostre uma outra realidade. Para evitar que a verdade filosófica também fosse provisória, a solução, para Husserl, é que ela deveria referir-se às coisas como se apresentam na experiência de consciência, estudadas em suas essências, em seus verdadeiros significados, de um modo livre de teorias e pressuposições, despidas de seus acidentes próprios do mundo real, do mundo empírico objeto da ciência. Buscando restaurar a "lógica pura" e dar rigor à filosofia, argumenta a respeito do principio da contradição na Lógica.
Link: http://www.4shared.com/document/COfmuIvC/HUSSERL_Edmund_A_idia_da_fenom.html

Água para Elefantes: A Vida é o Maior Espetáculo da Terra -Sara Gruen






















Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
 Link: http://www.4shared.com/document/FPGLG6BF/Sara_Gruen_-_Agua_Para_Elefant.html